Yoga na Gravidez

É claro que para mim o Yoga sempre será a mais importante das práticas em qualquer estagio da vida, mas hoje o desafio é falar sobre Yoga na gravidez.
A gravidez é um estágio da vida da gente que geralmente nos sentimos muito poderosas e ao mesmo tempo frágeis, o Yoga chega como um colo de vó, nesta fase paradoxal e complexa do nosso sagrado feminino.

É nesta hora de socorro que o Yoga chega trazendo consigo a sabedoria das das nossas ancestrais. Jaya!!!

Motivos para praticar


Alguns exercícios e posturas promovem o bem-estar e ajudam a futura mamãe a se sentir melhor consigo mesma, a enfrentar as mudanças com tranquilidade e a melhorar a qualidade de vida, tanto a sua quanto a do bebê.

1- Técnicas de respiração ajudam a controlar a ansiedade


Um dos maiores benefícios do Yoga para gestantes é o controle emocional. A respiração é muito importante durante todo o processo, tanto na gestação quanto no parto e na recuperação. São tantos planos e expectativas, que técnicas de respiração só auxiliam a futura mamãe a se sentir em paz consigo mesma e retomar o seu equilíbrio físico, mental e emocional.

A expectativa em ser mãe, por si só, já é algo emocionante e assustador ao mesmo tempo e isso não é digerido assim tão fácil.
O fato da respiração estar inteiramente ligada aos nossos pensamentos e sentimentos, faz com que aprender a controlá-la se torne uma chave para a tranquilidade mental e também fisica da mamãe.
O foco na respiração tem a ver com o fato de que ela é fundamental para oxigenar o corpo e controlar emoções e sentimento.

2- Ásanas (posturas do Yoga) ajudam a diminuir as dores e os incômodos causados pela gestação.


O corpo da mulher passa por inúmeras transformações ao longo da gravidez. Além do aumento de peso e das as alterações hormonais, a futura mamãe precisa se acostumar com as alterações na forma física que tinha antes. O aumento da flexibilidade é um dos maiores benefícios da Yoga e ajuda bastante na hora de enfrentar a gravidez.
A prática ajuda a mulher a manter uma boa postura, o que previne dores nas costas; promove uma melhor circulação do sangue, o que diminui inchaços no corpo; matem a pressão arterial controlada e torna o corpo mais forte.Prática fortalece o assoalho pélvico e o prepara para o parto
Muitas mulheres optam por realizar o parto normal, sem intervenção cirúrgica. Para as futuras mamães que optarem por esse tipo de procedimento, o Yoga é essencial.
Algumas posturas são voltadas especialmente para o fortalecimento do assoalho pélvico, que engloba os músculos da região entre as pernas.
As posturas trabalham justamente os movimentos de contração, relaxamento e expulsão, além de aumentarem a consciência corporal da gestante.

3-Autoconhecimento promove um vínculo maior entre mãe e bebê


Um dos principais objetivos do Yoga é o autoconhecimento e a promoção da consciência corporal. A gestante, ao praticar, aprende a entrar em contato consigo mesma, sentindo-se em paz e tranquilidade.
Ela entende melhor as mudanças pelas quais o corpo está passando, compreende que há uma vida que forma dentro de si e isso pode aumentar o vínculo entre mãe e bebê.
A mulher, além de ter mais consciência de todo o processo da gestação, vai compreender como ela e a criança estão unidas e como manter seu corpo saudável tem fundamental importância.

4-Posturas auxiliam a recuperação do corpo pós-parto


A prática de yoga também beneficia as mamães após o parto. Além de agilizar a recuperação e recobrar o assoalho pélvico e região do umbigo, alongamentos ajudam a resgatar a postura realinhando a coluna e fortalecendo os músculos que ainda sofrem com flacidez.
Além disso, uma prática cada vez mais comum é aquela incluindo os bebês nos exercícios pós-parto. Além de aumentar, ainda mais, o vínculo entre mães e filhos, tais exercícios buscam a compreensão mútua e o autoconhecimento nessa fase nova e emocionante da vida.


Viu como o Yoga pode ajudar a tornar a gestação uma experiência ainda mais saudável e feliz? Com alguns ásanas e alguns exercícios de respiração o corpo pode se preparar melhor para acomodar o bebê e fazer com que a chegada do novo membro da família seja a mais confortável, e o mais natural possível, pois onde reina o amor reina a paz faz morada.
Jaya! Jaya! Gratidão…


Namastê!
Dan Dronacharya

Sobre Dan

Estudante da consciência, Escritora e Professora de Yoga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights